coronavírus

CDM recebe colchões para acolher pessoas em situação de rua

18.302

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Colchões, grades, roupas de cama, toalhas, materiais de higiene já estão dispostos no Centro Desportivo Municipal (CDM) para receber pessoas em situação de rua em Santa Maria. A estrutura está praticamente montada e tem sido organizada pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Cultura, Esporte e Lazer. Os materiais têm sido doados por empresários, hotéis da cidade e público em geral.

Grupos de Santa Maria criam aplicativos para ajudar pequenos empresários

Conforme Givago Ribeiro, secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, as abordagens e triagens das pessoas que devem ser conduzidas ao local devem começar ainda nesta terça-feira por profissionais da saúde do município e parcerias da iniciativa privada.

_ Já temos 35 colchões  e estou com uma lista no WhatsApp de mais de 300 pessoas com materiais para doar. A gente vê muita gente querendo ajudar é muito gratificante e Santa Maria tem esse diferencial, as pessoas são muito solidárias. Em praticamente 24h, conseguimos 80% para ajudar e na, medida do possível, daremos mais dignidade às pessoas que vivem em situação de rua - celebra Ribeiro.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Às 15h45min de ontem Lucimar da Silva Dornelles, 37 anos, esperava ansioso em frente ao Centro Desportivo Municipal (CDM). O motivo: um lugar para se proteger e manter o isolamento contra o coronavírus.

_ Eu estava parando lá perto dos trilhos, atrás da Gare, mas os brigadianos me mandaram ir para casa. Aí vim pra cá, pois sei que será o lugar para quem não tem onde morar. Estou louco para tomar um banho. Esse vírus está deixando todo mundo com medo, pois nem conseguimos lavar as mãos. O banheiro da praça e as torneiras que achamos pelo centro não têm sabão do lado _ relatou.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Givago Ribeiro (Diário)
Em 24 horas, cerca de 80% da estrutura estava montada

Entre as 50 pessoas que integram o levantamento prévio da prefeitura, 25 estão na Casa de Passagem do município. A ideia é que o isolamento também mantenha o maior distanciamento possível entre as pessoas. 

Prefeitura fiscaliza transporte coletivo, que restringe acesso de passageiros

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, a ideia é que as mulheres permaneçam lá, e os hoemens no CDM. Um área para refeitório, com mesas e cadeiras separas também foi montado em um dos ginásiso. Tudo é para manter o isolamentoe a maior distância possível entre as pessoas.

_ O pessoal começou a vir espontaneamente, mas nosss profissionais começãrão o acolhimento hoje (ontem). odos ganharão um KIT com materiais de higiene pessoal. Almoço e janta serão subsidiados pelo Restaurante Popular, e o café da manhã. Conseguimos um resultado que nos deixou muito gratos por nossa cidade ser tão generosa_ informou o secretário.

Ajude

Itens

  • Sabonete
  • Creme de dental
  • Escova de dente 
  • Vassoura 
  • Balde 
  • Produto de limpeza (preferencialmente alvejante) 


Como

  • Mande Whatsapp para o número (55) 98422-8047 com as seguintes informações:
  • Nome
  • Material a ser doado 
  • Endereço para retirada


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unipampa disponibiliza prédios para auxiliar no combate ao coronavírus Anterior

Unipampa disponibiliza prédios para auxiliar no combate ao coronavírus

Cerca de 200 famílias ficam sem água nesta terça-feira Próximo

Cerca de 200 famílias ficam sem água nesta terça-feira

Geral